O que é o LOD de um modelo BIM?

Level of Development (LOD) = Nível de Desenvolvimento (ND)

No conceito BIM, o modelo é construído num espaço virtual, compartilhado entre vários profissionais, e é desenvolvido através de informações gráficas e não gráficas, vinculadas com precisão e claramente estruturadas.

Ao iniciarem os projetos na metodologia BIM, é necessário que seja identificado o objetivo para com o modelo, pois isto irá definir o nível de definição dos dados que irão alimentá-los. Tais níveis se diferem pelas quantidades de dados que estarão disponíveis em cada fase do projeto. E é muito importante que todos os envolvidos estejam cientes desta necessidade, pois estes níveis definirão o produto final. É a partir destas informações que se obterá um projeto detalhado e, bem resolvido entre todas as disciplinas, além do que estas informações serão utilizadas para análises do modelo até mesmo com relação a planejamento, orçamento e manutenção da construção.

O LOD de um modelo é caracterizado pela combinação do Level of Model Information (LMI), nível de informação do modelo, e do Level of Model Detail (LMD) nível de detalhe do modelo.

  • LMI – é a quantidade de informação não gráfica desenvolvida em uma determinada etapa do projeto.
  • LMD – é a quantidade de informação gráfica desenvolvida em uma determinada etapa do projeto.

Observa-se, porém, que não há uma definição padronizada sobre estes níveis. Analisando-se publicações de referência de vários países, verifica-se que as classificações podem variar bastante.

Comparações das Referências

Na tabela abaixo pode-se verificar as classificações das principais referências:

Tabela LOD

  • PAS 1192-2 e o SC-Caderno BIM: Abrangem todo processo de gerenciamento do projeto, desde o estudo de levantamento de informações até o pós obra.
  • AIA-G202-2013 e o BIM Forum: Consideram as informações a partir do estudo de volumetria até o as-built.
  • A PAS 1192-2 considera um nível (LOD 7) apenas para o pós obra. O SC-Caderno BIM considera o ND 500  para as-built  e pós obra. Os demais não consideram as informações de pós obra no modelo.
  • O BIM Forum segue como referência a AIA-G202-2013 mas, sugere adicionar o LOD 350, no qual define um nível para a coordenação de todas as disciplinas envolvidas. Consequentemente o SC-Caderno BIM segue como referência o BIM Forum e adota a sugestão.
  • Apenas o SC-Caderno BIM vincula os níveis de desenvolvimento do projeto às etapas de projetos (estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, legal, básico, executivo).

Conclusão

Desta maneira verifica-se que as classificações variam, mas sempre de acordo com definições baseadas nas variações das informações gráficas e não gráficas do modelo.

Enfim, o LOD define apenas um conceito. E esta classificação poderá ocorrer da maneira que for necessária para o tipo de projeto que será desenvolvido em BIM. Sendo assim, uma mesma empresa poderá projetar modelos com classificações LODs diferentes um do outro. E mais, em um mesmo modelo as disciplinas poderão apresentar LODs diferentes, ou ainda, em uma mesma disciplina cada componente pode ter um LOD diferente. Tudo será definido de acordo com a necessidade de representação gráfica e de informações não gráficas a serem inseridas no modelo.

Para facilitar este entendimento, observe o esquema abaixo:

LOD gif

Temos uma parede e uma esquadria que são apresentadas inicialmente em LOD 200. A medida que são inseridas as informações podemos observar a evolução gráfica e verificar o aumento de dados que poderão ser utilizados posteriormente. Fica fácil perceber que mesmo uma parede estando bem detalhada, com camadas de materiais, pode-se manter as esquadrias genéricas, com o mínimo de informações, praticamente apenas para identificar o elemento e as dimensões.

Conclui-se que o LOD deve ser associado ao componente, de acordo com a necessidade de informações gráficas e não gráficas e que não deve estar limitado ao modelo, nem mesmo a etapa do do projeto. O nível deverá ser relativo ao que se pretende entregar, por exemplo, pode-se ter um projeto executivo em LOD 300/350.

Quando necessário, pode-se ainda fracionar um nível, categorizando as informações, o que pode auxiliar o acompanhamento do desenvolvimento e identificação do nível do componente. Hipoteticamente, um componente por estar em nível 200 e ter o objetivo de chegar ao nível 300 e, para o monitoramento do desenvolvimento, o nível 200 poderá ser fracionado em, por exemplo, 210, 220, 230 e assim sucessivamente até que atinja o nível almejado.

Referências

AIA Document G202™–2013, Project Building Information Modeling Protocol Form. Disponível em: http://www.aia.org/

CADERNO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM BIM – Disponível em: http://www.spg.sc.gov.br

Envolve Consuntancy – LOD = LOD + LOI. Disponível em: http://www.evolve-consultancy.com

LEVEL OF DEVELOPMENT SPECIFICATION – October 19, 2016 – Disponível em: https://bimforum.org/lod

PAS 1192-2:2013 Specification for information management for the capital/delivery phase of construction projects using building information modelling. – Disponível em: http://shop.bsigroup.com

Practical BIM – What is this thing called LOD? – Disponivel em: http://practicalbim.blogspot.com.br/

Autor:
Gian Felippe Lisboa Oneda
Fone +55 (47) 991-871-819 – E-mail: gian@biminformation.blog

Um comentário sobre “O que é o LOD de um modelo BIM?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s