O real uso do “I” do BIM

bim (1)

Cada dia mais o conceito BIM vem sendo difundido e absorvido pelos profissionais e empresas do ramo da construção civil.

O que nos preocupa, de certa maneira, é a forma como este conceito tem sido assimilado. Podemos até dizer que na maioria dos casos o BIM está sendo subutilizado.

Quando não é interpretado apenas como um software, que já é uma falha grave, pois, BIM é uma metodologia que integra diversos e não apenas um software; ele é entendido como um modelo 3D que facilita a compatibilização e extração de quantitativos de materiais.

Sim, isto até acontece! Realmente a plataforma BIM permite a visualização do modelo integral, e disponibiliza ferramentas para identificação de conflitos que facilitam incrivelmente a compatibilização dos projetos. Assim como, a relação de materiais é extraída automaticamente do modelo em poucos “cliques”. Porém, só resultará em uma extração de quantitativos efetiva, se o modelo for configurado para isto. Tudo dependerá da maneira como as informações estarão inseridas no modelo.

Mas o BIM vai muito além disto, e não estamos falando em planejamento e orçamento, que também são facilitados pela plataforma, porém da mesma maneira, os modelos devem ser devidamente configurados para que os dados possam ser operados.

O real uso do I do BIM, é saber utilizar a informação do modelo a seu favor. Não apenas elaborar projetos, planejar, orçar e pronto! É aproveitar a oportunidade de ter um protótipo virtual nas mãos e experimentá-lo. Trabalhar as informações contidas nos modelos para identificar a melhor opção para que sejam atendidas as necessidades do cliente, melhores condições de prazo e otimização de custos. Isto tudo é possível, desde que se trabalhe as informações para viabilizar as tomadas de decisões que podem impactar diretamente nos resultados esperados.

download (2)
E é aí que se encontra o real valor do BIM!

Saber utiliza-lo para realmente fazer engenharia. Buscar soluções em todos os aspectos e ter possibilidade de verificar se atendem aos critérios desejáveis ou se há necessidade de mais estudos até que se possa atingir os objetivos.

Autora:

Luana Moreira Camerini

Fone (48) 99624-0734 – E-mail: luana@cadasolucoesbim.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s